Amo cozinhar, Drink, Receber em casa

Como fazer o Moscow Mule, um drink refrescante e super na moda!

Popularmente conhecido como o “drink da canequinha”, o Moscow Mule é o queridinho do momento pelos descolados e apreciadores de drinks. Clássico dos anos 1950, o coquetel ajudou a popularizar o consumo de vodka nos Estados Unidos e no Canadá, e segundo a lenda, ajudou o dono do bar em que surgiu a limpar o grande estoque de cerveja de gengibre que possuía.

O seu nome, algo como “mula de Moscou”, é uma referência ao impacto que o sabor do gengibre aliado ao destilado russo, cujo teor alcoólico varia de 35% a 60%, costuma causar em seus bebedores. Originalmente, a receita leva vodka, cerveja de gengibre não-alcoólica, e limão misturados em uma caneca de cobre com gelo.

Mas por que utilizar a caneca de cobre? Segundo a história de origem, quando o bartender inventou a mistura, um vendedor de canecas que lamentava as baixas vendas de suas canecas de cobre, sugeriu ao dono do bar que as utilizasse para ter um visual tão impactante quanto o sabor do drink. Dessa união, o bartender conseguiu vender seu estoque de cerveja de gengibre e vodka, e o vendedor conseguiu um novo argumento para vender suas canecas pelos Estados Unidos. Hoje em dia apreciar um Moscow Mule sem a canequinha de cobre se tornou algo quase impensável!

Abaixo, além de você poder comprar sua caneca de cobre, confira algumas receitas que separamos para montar seu drink!

Caneca Moscow Mule

Com um atraente acabamento espelhado, esta caneca é perfeita para desfrutar de bebidas e cocktails, principalmente o famoso Moscow Mule!

Fique atento! Prazo de Envio + Prazo de Entrega = Prazo Total

R$79,00 Comprar

Moscow Mule Original

Ingredientes

60 ml de vodca
20 ml de suco de limão
120 ml de cerveja de gengibre não-alcoólica
1 rodela de limão

Em uma caneca de cobre, coloque gelo e adicione todos os ingredientes. Mexa e decore com a rodela de limão. Super fácil!

Porém, no Brasil, é difícil encontrarmos a cerveja de gengibre pronta, então temos uma alternativa que também fica deliciosa:

Ginger Beer Caseira

250 ml (1 xícara) de água
50 g de gengibre
Suco de meio limão
2 colheres de açúcar

Preparo

Descasque o gengibre usando uma colher. Rale-o em um ralo fino. Coloque em uma panelinha junto com a água, com o açúcar e com o suco de limão. Ferva. Desligue, tampe, e deixe repousar por uma hora. Coe tudo e guarde numa garrafa tampada. Pode ficar até 2 semanas na geladeira. Para fazer o drink, substitua a cerveja de gengibre pela Ginger Beer Caseira na mesma medida.

Moscow Mule com Espuma de Gengibre

Esta receita é um pouco mais elaborada, e conta com um toque pra lá de especial: espuma de gengibre feita com um sifão a gás.

Ingredientes

50 ml de vodca
20 ml de suco de limão
20 ml de xarope de açúcar
5 gotas de Angostura bitter
Espuma de gengibre

Espuma de gengibre:

100 ml de suco de limão
100 ml de xarope de açúcar
100 ml de suco de gengibre fresco
100 ml de clara de ovo

Para preparar a espuma de gengibre:

Em um sifão para chantilly, misture todos os ingredientes, feche e guarde na geladeira até a hora do uso. Antes de servir o drinque, carregue o sifão com uma cápsula de gás. Agite bem e deixe descansar por meia hora. Utilize a espuma para finalizar a bebida. ​Afinal, ninguém vai fazer espuma para 1 drinque, não é? Então essa receita rende para 30 a 40 coquetéis.

Drink:

Em uma coqueteleira com gelo, coloque os ingredientes, exceto a espuma, e bata bem. Coe para uma caneca de cobre com gelo e finalize com a espuma de gengibre.