Dicas de decoração

Como escolher a mesa de centro?

As mesas de centro são peças chave na decoração de salas de estar. Além de servirem como apoio para copos e bandejas para os seus convidados, são ótimas opções decorativas. Na hora de escolher a sua, você precisa tomar alguns cuidados para não errar na ambientação e na funcionalidade do cômodo.

Como é a sua sala?

A primeira coisa que você precisa levar em consideração é o tamanho do ambiente e dos móveis. Uma sala retangular, pede mesas compridas e ovais, já um espaço quadrado e mais amplo pede mesas quadradas e redondas.

Qual deve ser o tamanho?

Normalmente a altura de acentos e sofás é de 40cm, assim o tamanho máximo da mesa de centro deve estar nessa mesma medida. Peças mais baixas também ajudam a valorizar o ambiente, deixando-o mais amplo.

O espaço em relação ao sofá precisa ser adequado e, ao mesmo tempo que estiver ao alcance das pessoas, deve permitir também a circulação. A distância ideal fica entre 40 a 60 cm.

Como decorar a mesa de centro?

Além de usar ornamentos, é importante que os objetos decorativos sejam em número pequeno e fáceis de movimentar. Não esqueça de deixar um espaço vazio a disposição das suas visitas.

Quando for escolher as peças, opte por aquelas que combinam com o seu estilo. Se você gosta de arte, pode distribuir esculturas e vasos pequenos. Já se você é um amante de viagens, poderá usar lembranças dos locais que passou. Enfim, esbanje o seu bom gosto.

Há uma possibilidade enorme de mesas de centro, que vão desde madeira a peças de vidro e do rústico ao moderno. A última dica é em relação aos moradores da casa! Se você tem crianças pequenas, evite peças frágeis e com pontas. No caso de possuir animais de estimação, a mesa de madeira pode ser mais danificada com os arranhões dos pets.