Dicas de decoração

Torne o quarto do bebê mais seguro!

Os bebês, sem dúvida, enchem o lar de alegria, deixam toda a família ansiosa por sua chegada e muitos são os preparativos durante os nove meses de gestação. Nesse período de muita ansiedade e expectativa tudo é sempre muito bem pensado, principalmente o quarto do bebê.

Os pequenos passam grande parte do tempo no quartinho e por isso toda a atenção nunca é demais. Ninguém quer imprevistos e muitos cuidados são necessários para tornar o quarto do bebê mais seguro.

A escolha do berço:

Existem centenas de berços para você escolher. Antes de qualquer decisão, certifique-se de que o berço escolhido possui o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), será ele a comprovação de que o móvel está apto a acomodar o bebê.

O segundo critério a ser considerado é o tamanho interno. Muitos berços seguem o padrão americano: 1,30 m de comprimento por 70 cm de largura. Há também o modelo nacional, ligeiramente menor (1,30 m x 60 cm). Independente do tamanho escolhido, preste atenção ao colchão que será utilizado. Prefira colchões de espuma e com densidade 18, nem muito duro, nem muito mole.

Preste atenção também em outras medidas, como o espaçamento da grade lateral, que não deve ultrapassar 6,5 cm, evitando, assim, que o pequeno prenda a cabeça. Além disso, o Inmetro também determina que o espaço entre o estrado e as laterais deve ser menor do que 2,5 cm, evitando que mãos ou pés também fiquem presos.

Falando em estrado, verifique a sua altura, pois conforme o bebê cresce, ele tende a se levantar, e se o estrado for muito alto em relação a grade lateral, o pequeno pode facilmente cair do berço. A altura mínima indicada é de 60 cm, mas graças a tecnologia, você encontra berços com estrados móveis, em até 3 alturas. Acredite, você vai agradecer. Pois quando o bebê é recém-nascido, não é necessária toda a altura que falei anteriormente, pois ele ainda pouco se movimenta e estando mais alto, facilita e muito a vida da mamãe na hora de colocá-lo ou tirá-lo do berço. Conforme ele cresce, você adapta a altura.

E berços com o sistema antirrefluxo?

quarto do bebe

Falando em segurança, muitos bebês apresentam o refluxo, quando alimentos e sucos gástricos voltam do estômago em direção à boca. É necessário ter muito cuidado para que não haja complicações e, graças a tecnologias existentes atualmente, mais uma vez você pode contar com um aliado.

Nada de almofadas ou travesseiros extras para manter o bebê inclinado, essa adaptação pode fazer com que ele escorregue e se machuque, no próprio berço. Existem modelos com o chamado Sistema Antirrefluxo pneumático.

Com esse sistema, você consegue levantar facilmente parte da cabeceira, ou retornar à posição original. Assim você garante toda a segurança necessária ao bebê, mesmo nestes momentos mais difíceis.

Essa fase é muito gostosa, mas vamos concordar, passa muito rápido e tudo escapa, roupinhas, berço, roupeiro… e por que não, pensar no futuro e investir em móveis flexíveis? A dica é optar por armários maiores e berços funcionais. São ótimos pois transformam-se em mini-camas, e ainda o resto das peças vira cômoda, escrivaninha ou criado-mudo. Você que escolhe.

quarto do bebe

Dicas e informações rápidas

  • Berços certificados possuem pintura não tóxica.
  • Evite o uso de muitos acessórios ou almofadas, o bebê pode se enroscar ou se asfixiar.
  • Na decoração do quarto do bebê não use muitos enfeites e acessórios para que a poeira não se acumule. Livre seu pequeno de possíveis crises alérgicas.
  • Invista em iluminação mais leve e suave no quarto. Isso faz com que o pequeno adormeça com mais facilidade.
  • Mamãe também merece conforto! A dica é apostar em uma poltrona confortável para a amamentação.
  • Priorize berços livres de furações ou parafusos aparentes.
  • Mosquiteiros não são indicados quando o bebê já estiver conseguindo se levantar ou pegar coisas. Além do risco de se enroscar, ainda podem acumular muito pó.
  • Prefira móveis com cantos arredondados.
  • Se puder escolher, deixe o berço longe das janelas, tanto para evitar resfriados como também para aumentar a segurança.

 

A mamãe e o bebê merecem sempre o melhor! Um beijo da Bel!

Participe - Blog da Bel