Tudo limpo e organizado

Como limpar taças de cristal: dicas práticas!

Muitas pessoas ficam nervosas só em pensar em como limpar taças de cristal. Isso acontece porque os cristais são peças delicadas e que exigem cuidado, tanto no manuseio como, principalmente, na hora da limpeza.

Tão bom quanto degustar suas bebidas favoritas é fazer com que esse momento não sofra interferências. Não entendeu o que eu quis dizer? Eu explico! Essas interferências, que prejudicam e muito na degustação surgem do simples descuido na hora da lavagem das peças e podem ser evitadas com alguns simples cuidados.

Para ficar mais claro, acompanhe esse fácil passo a passo de como fazer a limpeza de taças de cristal:

1: Água quente, sempre!

Não tem erro, na hora da lavagem das taças é fundamental o uso de água morna ou quente, para assim retirar resíduos de bebidas, marcas de dedos e lábios. Uma dica importante: caso tenha marcas de batom na taça, antes da limpeza, retire-o com um guardanapo macio.

2: Detergente? Evite!

Aí está o grande vilão e maior causador das interferências na degustação que falei lá no início, o detergente. Produtos cheirosos impregnam nos cristais, então imagina o que pode fazer com o sabor do vinho na próxima vez que você o for servir. Mas calma, caso seja realmente necessário o uso de detergente, priorize o neutro em pequena quantidade, já que enxaguar será trabalhoso, principalmente em taças como as de champagne, no estilo Flute. Não sabe que taça é essa? Clique aqui e entenda do que estamos falando!

3: Esponjas, apenas se forem macias

As esponjas além de serem macias, precisam ser usadas exclusivamente para as taças, sempre. Caso você use para lavar outras louças, o detergente, continuará lá deixando seu odor nem um pouco bem-vindo nos cristais. É importante ainda usar esponjas sem palha de aço, ou seja, use sempre aquele lado amarelo da esponja, sabe?!

4: Depois de limpas, deixe as taças se secarem por um tempo

Depois de limpas, coloque as taças viradas em um suporte com o bojo para baixo, fazendo com que o excesso de água escorra naturalmente. Caso não seja possível, você pode usar um pano de prato limpo e sem perfume algum, apenas para apoiar as taças. Como falei, é muito importante o uso de panos específicos para esse momento, por isso, compre panos de prato brancos e lave-os em separado, sem amaciantes.

5: Nada de toalhas que soltem fiapos!

É importante que o processo anterior não dure muito tempo. Deixar os cristais molhados pode ocasionar em manchas, por isso, depois de uns minutos escorrendo no suporte ou na toalha, pegue outro pano de prato exclusivo para esta finalidade e finalize a secagem das taças. É muito importante que o pano seja macio e não solte fiapos.

6: Confira duas vezes

Eu sempre digo isso porque, depois de seca, é muito importante que você olhe a taça contra a luz, só assim as manchas e marcas mais discretas apareceram. Antes de guardar certifique-se que essas manchas sumiram e que a taça está seca, pois cristais guardados úmidos, também são um problema.

7: Guarde as suas taças de cristal de forma funcional 

É muito importante que as taças sejam guardadas em pé. E para organizá-las, nada de taças maiores no fundo e menores na frente. A minha sugestão para organização é colocar as taças enfileiradas por tipo, por exemplo, na primeira fileira são as taças de água, depois vinho tinto e depois vinho branco. Ao lado da fileira de taças mais altas, como as de água, coloque a fileira de taças de vinho tinto e assim sucessivamente, da esquerda para a direita e da maior para a menor.

Aqui no Blog, a gente já falou sobre como diferenciar as diferentes taças, para ler e tirar as suas dúvidas, clique aqui.

Taça manchada, o que fazer?

Agora um bônus pra você! Infelizmente uma taça sua manchou, o vinho ficou lá da noite anterior até o dia seguinte e apenas água quente ou detergente neutro não estão dando conta. A dica é: use bicarbonato de sódio com um pouco de água. Deixe de repouso até o dia seguinte e então é só repetir todo o processo de lavagem, para ter as taças novamente brilhando!

Viu como é fácil? Se você tinha receio em comprar as suas taças de cristais por causa da limpeza, relaxe, basta ter cuidado e seguir estes passos!

Um beijo da Bel!

Participe - Blog da Bel