Receber em casa

Taças de cristal livres de chumbo: tudo o que você precisa saber!

Por alguma vez você já deve ter se perguntado o porquê existem tantos tipos de taças e se é realmente necessário o uso específico de cada uma delas para cada bebida. Mas deixa eu te contar que não existem inúmeras taças, existem na verdade, centenas, centenas de taças diferentes!

Calma! Você não precisa conhecer todas e muito menos ter elas em casa, acredite. Porém, ter um conhecimento básico e “taças chaves” em casa, é sempre importante.

Você, com certeza, já ouviu que as melhores taças são as de cristal, o que talvez você não saiba é o porquê. Por isso eu preparei tudo pra você e no fim dessa conversa tem um espaço para você deixar o seu comentário, caso fique alguma dúvida podemos conversar por lá, ok?

Cristal, cristal de vidro ou vidro?

 

São três materiais diferentes. Tipicamente, as taças de cristal são compostas por areia e metais como o chumbo. Para ser mais específica, a concentração dele é de 24% nessas taças, já nas taças de Cristal de Vidro há uma concentração de 10% de chumbo e o vidro não tem esse metal na sua composição, o que o torna menos resistente e com uma espessura maior – principalmente na borda. Como se não bastasse, as taças de cristal permitem melhores acabamentos e por ser um material mais “nobre”, deixa o brinde ainda mais elegante.

Mas por que é tão importante a presença de metais nas taças?

 

Quanto maior for a presença de metais na peça, menor será a espessura e maior será o brilho e a sonoridade, deixando o material mais delicado e refinado. Além disso, os metais também permitem mais resistência e durabilidade às peças.

A espessura é muito importante, principalmente na borda. Isso acontece, pois, ao ingerir o líquido, o ponto de contato entre a boca e a bebida se reduz, deixando a transição até o paladar mais discreta, permitindo que a nossa atenção se concentre mais na percepção dos sabores em nossa boca e não na textura que sentimos no material, mesmo que inconscientemente.

E o chumbo, não pode fazer mal à saúde?

 

Por ser considerado tóxico, o chumbo pode sim fazer mal à sua saúde. Mas, para que uma intoxicação com esse metal ocorresse, a bebida deveria permanecer dias na taça antes de ser consumida. Então, teoricamente, a presença dele nas taças de cristal não é prejudicial, já que o líquido passa breves momentos em contato com o material.

Mas caso você se preocupe profundamente com isso, pode optar por diferentes modelos disponíveis no mercado. Uma ótima saída são alguns dos tradicionais Cristais Bohemia, da República Tcheca, que com um alto investimento em tecnologia, substituiu o chumbo pelo titânio, se tornando os melhores cristais do mercado.

Untitled-2

Além de extremamente brilhantes e transparentes, as taças Bohemia são até 60% mais resistentes do que os Cristais comuns, podendo ser lavadas até em máquinas de lavar louça. E se você pensa que isso as deixa mais caras, vai ter uma bela surpresa!

Clique aqui e se surpreenda com os valores dos cristais Bohemia! 

Você pode optar pela forma com que vai degustar a sua bebida preferida, mas vai concordar comigo que uma bela taça tem seu valor. Os cristais fazem parte dos melhores momentos da vida e criam uma atmosfera diferenciada, deixando um simples momento ainda mais encantador.

Um brinde à vida! Tim tim!

Um beijo da Bel!

Participe - Blog da Bel